A surdocegueira é a incapacidade total ou parcial de audição e visão, simultaneamente. Para ser considerado surdocego é preciso que esse indivíduo não tenha suficiente visão para compensar a perda auditiva, ou vice-versa (McInnes). Vários autores defendem a surdocegueira como única, não como a soma de dois comprometimentos sensoriais.
Tipos de Surdocegueira
- Cegueira congênita e surdez adquirida;
- Surdez congênita e cegueira adquirida;
- Cegueira e surdez congênita;
- Cegueira e surdez adquirida;
- Baixa visão com surdez congênita;
- Baixa visão com surdez adquirida.
Os surdocegos podem ser
- Indivíduos surdos profundos e cegos;
- Indivíduos surdos e têm pouca visão;
- Indivíduos com baixa audição e que são cegos;
- Indivíduos com alguma visão e audição.
O que causa a surdocegueira?
Síndrome de
Usher;
Rubéola;
Citalomegalovírus;
Herpes;
Toxoplasmose;
Sífilis
congênita;
Prematuridade;
Falta de
oxigênio;
Medicação
ototóxica;
Meningite;
Hidrocefalia;
Sarampo;
AVC;
Caxumba;
Encefalite;
Diabetes;
Asfixia;
Microcefalia...
Aspectos Legais (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica)
·
Artigo 8º: “Temporalidade flexível do ano letivo para atender as necessidades
educacionais especiais de alunos com deficiência mental ou com graves
deficiências múltiplas, de forma que possam concluir em tempo maior o currículo
previsto para a série/etapa escolar, principalmente nos anos finais do ensino
fundamental, conforme estabelecido por normas dos sistemas de ensino,
procurando-se evitar grandes defasagens idade/série”.
·
Artigo 10º: “Os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e requeiram
atenção individualizada nas atividades da vida autônoma e social, ajudas e
apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão
significativas que a escola comum não consiga promover, podem ser atendidos, em
caráter extraordinário, em escolas especiais, públicas ou privadas, atendimento
esse complementado, sempre que necessário e de maneira articulada por serviços
de saúde, trabalho e assistência social”.
·
Artigo 12º, inciso 2: “Deve
ser assegurada, no processo educativo de alunos que apresentam dificuldades de
comunicação e sinalização diferenciadas dos demais educandos, a acessibilidade
aos conteúdos curriculares, mediante a utilização de linguagens e códigos
aplicáveis, como o sistema Braille e a língua de sinais, sem prejuízo do
aprendizado da língua portuguesa, facultando-lhes e as suas famílias a opção
pela abordagem pedagógica que julgarem adequada, ouvidos os profissionais
especializados em cada caso”.
Formas de Comunicação
·
Libras;
·
Libras tátil;
·
Braile;
·
Tadoma;
·
Escrita na palma da mão;
·
Alfabeto moon;
·
Desenhos;
·
Escrita com tinta;
·
Combinação de códigos;
·
Objetos de referência.
O desenvolvimento sensorial
e perceptivo na criança surdocega
·
Os canais sensoriais de distância - visão e
audição - têm um papel determinante para o processo do desenvolvimento da
comunicação.
·
A visão proporciona a apreensão do
concreto, o que permite ter acesso ao mundo e despertar progressivamente a
curiosidade. É o que faz movimentar-se e começar a explorar o ambiente.
·
A audição permite a manutenção do contato
visual.Permite também, o desenvolvimento do pensamento simbólico, da
sequencialização e da noção do tempo.
·
A associação dessas duas capacidades
perceptivas proporciona à criança, além do desenvolvimento da antecipação de
acontecimentos, a previsão de perigos potenciais.
·
Para os surdocegos o mundo inicialmente,
apresenta-se caótico, desorganizado e potencialmente perigoso, pois o uso dos
canais de distância (visão e audição) é muito limitado ou até mesmo
inexistente.
·
Não proporcionar estímulo ou aventura para
descobrir esse mundo que o cerca, leva-o, em alguns casos, ao isolamento.
Recursos Pedagógicos e Metodológicos
·
Deve-se trabalhar o menos possível com
situações artificiais e materiais abstratos.
·
O intérprete deve dar liberdade aos
surdocegos, utilizando todos os meios de comunicação, dando assim uma vasta
oportunidade para provarem por si mesmos.
·
A professora deve ter uma abordagem
positiva quando o aluno der uma resposta incorreta.
·
O aluno para aprender necessita fazer
repetidamente uma situação de aprendizagem.
·
Para construir um ambiente seguro, a
professora deve ter coerência nas suas atitudes, na imposição de limites e nas
suas expectativas.
·
Para obter segurança e ajudar o aluno a
organizar o seu tempo, o seu dia e a sua mente, deve-se seguir uma rotina com
padrões de atividades bem definidas.
·
Pela dificuldade que o aluno surdocego
apresenta nos sentidos sensoriais, a professora deve planejar cuidadosamente
situações estruturadas de aprendizagem com objetivos de êxito para o aluno.
·
Dar tempo suficiente e uma boa oportunidade
para que o aluno lhe responda o que é pedido.
A
comunicação e o desenvolvimento
Contexto (local,
pessoas envolvidas, tópico do que se vai falar);
Conteúdo (o
que se vai dizer, o que se vai selecionar como é importante para referir num
determinado contexto);
Forma (de
que modo se vai transmitir essa informação, objetos, gestos, imagens, língua de
sinais - Libras etc.);
Parceiros:
quem são os interlocutores? (aprender a interrogar com a criança, como aumentar
o número de seus interlocutores).
Relação Escola x Família
A presença
da família no processo de desenvolvimento da pessoa surdocega é de extrema
importância, pois ela trás informações básicas sobre a personalidade, e a
partir dessas informações é montado um programa específico para cada pessoa,
pois esta é uma deficiência muito específica. Outro ponto importante é dar
assistência a família para dar continuidade ao trabalho da escola, para melhor
desenvolve-lo, ensinar várias maneira de se comunicar.
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